A Pracinha Digital será uma realidade em 2026
Batemos a meta! No nosso financiamento coletivo, alcançamos a meta para aquisição dos servidores e remuneração do designer. Muito obrigado a todos. Vocês receberão e-mails com mais informações na semana que vem. Registro aqui os próximos passos para viabilizar o projeto.
Pedido do deskmat
O deskmat começa agora a entrar em fase de negociação com o fornecedor da China. Ele terá 90cm x 40cm. Para chegar na casa dos apoiadores, ainda temos que aguardar: o final da campanha no dia de hoje, o repasse do dinheiro, a execução do pedido e uma entrega para o Brasil, para aí sim as entregas para cada apoiador acontecer. Assim que houver previsão de entrega para o Brasil, será anunciada a data de envio para os apoiadores.
Compra servidores e equipamentos
Todos os equipamentos do CPD serão adquiridos nas próximas semanas após o repasse por parte da Benfeitoria. Após adquirir os servidores e equipamentos acessórios, a montagem do CPD poderá ser acompanhada tanto na rede social quanto nas plataformas de redes sociais da Pracinha. Além disso, ainda depende de contratação de internet com IP fixo no meu atual CNPJ e adequação do ambiente, que atualmente se encontra em obras. O esforço será direcionado para colocar a Pracinha no ar para os apoiadores em Janeiro de 2026. Já para não apoiadores, a abertura será anunciada em momento oportuno, nos meses seguintes. Neste momento, a prioridade é entregar o serviço para quem apoiou.
A Pracinha Digital enquanto um negócio na web
No final das contas, a Pracinha será um negócio que disponibilizará um determinado cardápio de serviços de software livre ou de código aberto por meio de uma assinatura. Tudo regularizado, com nota fiscal. Seria bem interessante eventualmente disponibilizar o FreshRSS e o LanguageTool que estavam nas outras metas do financiamento coletivo. Sugestões para outros serviços também serão aceitas. Outras modalidades de assinatura também podem ser possíveis. Como um tipo de assinatura para grupos (um "plano família") que ofereça acesso a contas com menos gigas dentro deste grupo. Ou uma outra assinatura mais em conta que não priorize o acesso ao Nextcloud, que é o mais custoso dos serviços. Pix automático na assinatura. Tudo são ideias que quero que aconteça, mas cada coisa a seu tempo.
A certeza neste momento é que o Nextcloud e o Vaultwarden serão disponibilizados para quem selecionou estas recompensas a partir de janeiro de 2026, em subdomínios do site pracinhadigital.net. O vaultwarden estará em senhas.pracinhadigital.net. Já o Nextcloud eu aceito sugestões. A princípio pensei em drive.pracinhadigital.net, porém tenho preferência por termos em português.